segunda-feira, 20 de junho de 2011

Preservação digital

Preservação Digital visa garantir que uma coleção digital permanece utilizável, independentemente das mudanças inevitáveis ​​na tecnologia o futuro vai trazer. Sem os métodos de conservação apropriados no local uma coleção digital pode facilmente tornar-se inacessível e tão inútil em poucos anos. O arquivo digital está sob ameaça consistente de perda por uma série de razões: O tipo de arquivo de dados utilizado, a mídia que os dados são salvos, e os sistemas de hardware e software necessários para ler os dados digitais podem todos os pontos de vulnerabilidade. Mas coleções digitais também estão sob ameaça de mudanças na gestão organizacional e cultura, bem como de pressões financeiras e constantes mudanças.
Todas as mídias digitais podem e vão se deteriorar com o tempo levando à perda de informação. No entanto, os dados digitais podem teoricamente ser reproduzida infinitamente, de modo a fragilidade de qualquer peça de mídia não é, necessariamente, como um grande risco para a sobrevivência da informação digital como uma outra ameaça: a obsolescência. A tecnologia está avançando tão rapidamente que devem ser tomadas medidas para garantir que os dados podem ser recuperados futuramente. A proteção e preservação a longo prazo da produção digital de um projeto e as necessidades de metadados devem ser considerados antes mesmo de digitalização começa. Decisões tomadas nas fases iniciais de um projeto pode e vai ter um impacto sobre a eficácia da estratégia de preservação digital inteiro. É particularmente de importação que projetos de digitalização estão totalmente documentados à medida que progridem. A documentação completa de soluções técnicas e entrega do projeto dará responsáveis ​​por essa estratégia de preservação a compreensão de como o projeto foi concebido, desenvolvido e produzido estrategicamente têm que ser postas em prática para garantir que a coleção sobrevive através de mudanças tecnológicas, garantindo a sua acessibilidade e contínua usabilidade. Há três abordagens comuns para a preservação digital:
Migração - descreve o processo de copiar conteúdo de um formato (como um CD-ROM) em um formato mais recente (como um drive de estado sólido flash).
Emulação é um processo mais envolvido de acesso aos dados em um sistema diferente do que foi feito para. Normalmente, isso será por causa de um sistema original já não está disponível.
Preservação na prática independente da abordagem ou combinação de abordagens que é escolhido, muitas vezes é útil fazer uma distinção entre uma "geração mestre 'de dados digitais e" geração de entrega ", pelo menos, um substituto.
A geração mestre deve conter o máximo de conteúdo intelectual, visual ou de áudio possível e deve ser salvo em um formato de arquivo padrão (não-proprietária) e, de preferência ser repetido em vários locais. Gerações de entrega de dados, no entanto, pode ser re-dimensionados, comprimido, e salvo em qualquer formato é adequado para a entrega para o usuário. Versões de entrega são normalmente de menor qualidade (mais comprimido) do que os seus arquivos originais. Definir o status e, assim, a importância relativa de um arquivo, ajuda imensamente na tarefa de solução de armazenamento e preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário